sábado, 17 de março de 2012

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


                            AQUILO

Quando aquilo apareceu na cidade, teve gente que levou um susto.
Teve gente que caiu na risada.
Teve gente que tremeu de medo.
E gente que achou uma delícia.
E gente arrancando os cabelos.
E gente soltando rojões.
E gente mordendo a língua, perdendo o sono, gritando viva, roendo as unhas, batendo palma, ficando apavorada e ainda, gente ficando muito, muito, muito feliz.
Uns tinham certeza de que aquilo não podia ser de jeito nenhum.
Outros também tinham certeza. Disseram: ─Viva! Que bom! Até que enfim!
Muitos ficaram preocupados. Exigiram que aquilo fosse proibido. Garantiram que aquilo era impossível. Que aquilo era errado. Que aquilo podia ser muito perigoso.
Outros tranquilo,festejaram deram risada, comemoraram e, abraçados, saíram pelas ruas, cantando e dançando felizes da vida.
Alguns, inconformados, resolveram perseguir aquilo. Disseram que aquilo não valia nada. Disseram que era preciso acabar logo com aquilo ou, pelo menos, pegar e mandar aquilo para bem longe.
Muito defenderam e elogiaram aquilo. Juraram que aquilo era bom. Que aquilo ia ser melhor para todos. Que esperavam aquilo faz tempo. Que aquilo era importante, bonito e precioso.
Alguém decidiu acabar com aquilo de qualquer jeito.
Mas outro alguém disse não! E foi correndo esconder aquilo devagarinho no fundo do coração.
 Conto de Ricardo Azevedo, extraído do livro Se Eu Fosse Aquilo
                           
                                ATIVIDADES

 1.Diga, em sua opinião e em seu sentimento, o que é aquilo, como é aquilo, o que aquilo faz, de onde aquilo veio, para onde aquilo vai e que sentido, afinal aquilo tem.

2. Agora, seguindo as instruções , desenhe Aquilo. Clique em inserir- objeto- imagem de bitmap.

3. Imagine-se na seguinte situação: Chegou em sua classe um novo aluno, um jovem infrator que está em liberdade assistida. Se a turma soubesse dessa condição ( o que não costuma acontecer na vida real) concordaria com sua atenção pela escola? Comente o que mudaria na rotina da sala, como o adolescente deveria ser recebido e qual a postura da turma diante dele.

4. O que você entende por uma sociedade mais justa?

leia o capítulo IV e comente o que você entendeu.

6. Agora, consulte o site www.dhnet.org.br  e dê sua opinião sobre a Declaração Universal do Direitos Humanos. Justifique sua resposta.
Sugestão de aula retirada da revista Nova Escola, ed. Abril

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