domingo, 18 de março de 2012

ANÁLISE VISUAL E PRODUÇÃO DE TEXTO

E. E. ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA
Prof.: Andréa Paula
Alunos(as):                                          Ano/Turma:                                                          

1. Observe o quadro seguinte com atenção.
               “A FAMÍLIA NA PRAIA”

&                          DI CAVALCANTI

a) Que sensações ele lhe traz?
d) Como é a disposição espacial das pessoas? Você acha que existe uma relação afetiva entre elas?
c) Que cores foram utilizadas na elaboração do quadro? São mais fortes, violentas ou mais suaves, em tom pastel?
d) As linhas são mais arredondadas ou retas?
e) Disposição espacial das pessoas, cores e linhas utilizadas revelam que essa família está vivendo um momento mais tranquilo ou mais tenso?
f) Agora, imagine quem são os membros dessa família e algumas de suas características. Imagine também como foi o dia na praia dessa família. O que fizeram? O que pensaram? O que sentiram?
O que falaram? Anote abaixo tudo que você for imaginando.
g) Com base em suas anotações, escreva um texto de aproximadamente 15 linhas contando o dia na praia dessa família. Procure manter o mesmo “clima” presente no quadro

2. Você vai ler o início de uma história. Dê continuação a ela, criando um diálogo entre as personagens.
Atenção! Você deve usar as palavras do quadro ao indicar as falas das personagens.
 ( aproximadamente 15 linhas)


       VERBOS DE ELOCUÇÃO
PERGUNTOU
RESPONDEU
DISSE
EXCLAMOU
INDAGOU
INTERROMPEU
GRITOU
ACRESCENTOU
DECLAROU
PEDIU
PENSOU
AFIRMOU

                       
                        Já estava quase na hora da chegada dos convidados, e a família ainda não tinha terminado tudo. A mãe e a filha mais velha enrolavam os brigadeiros, enquanto a avó fritava os pasteizinhos. O cachorrinho corria de lá para cá, atrapalhando as três mulheres.
                        O pai e o filho do meio tentavam instalar as caixas de som. Porém, o avô e o filho menor comiam, escondidos, alguns salgadinhos que já estavam prontos.
                        Foi então que...



3. Compare os dois textos produzidos por você. Em ambos, o “clima” é tenso? Por quê?

4. Agora ilustre seus textos seguindo as instruções a seguir® Clicar em: INSERIR; OBJETO; IMAGEM DE BITMAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário