terça-feira, 27 de março de 2012

FIGURAS DE LINGUAGEM II - RESUMO E EXERCÍCIOS



As figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras. O resumo a seguir apresenta somente as figuras de palavras e pensamento estudadas em sala, depois de ler atentamente as definições realize as atividades propostas.


Antítese: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido.

“Os jardins têm vida e morte.”

Ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.
“A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”

Eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável.
Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou)

Hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.
Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede)

Prosopopeia ou personificação: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados.
O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

Metáfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido.
“Meu pensamento é um rio subterrâneo.”

Metonímia: como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos. Observe:
Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa)


Catacrese: ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado.


O pé da mesa estava quebrado.



                            ATIVIDADES
A) Classifique as figuras de linguagem das frases abaixo:
1) Estou sentindo dor na batata da perna.
2) Os poemas são pássaros que chegam.
3) Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão.
4) Se não fosse pelo atalho levaria um século para chegar.
5) “Quando eu cerrar os olhos moribundos / tu chorarás por mim um pranto saudoso.”
6) “Eu sou a luz das estrelas.” (Raul Seixas)
7) Com o dinheiro compraria dez cabeças de gado.
8) Minha vida é semelhante ao vento, sempre em movimento.
9) Percebi que seu amigo não se prende muito aos bons modos.
10) “Mas dentro de mim (...) o coração grita – Mentira!”
12) Seus olhos são como estrelas a me guiar.      
13) Faz um século que não te vejo, amigo!                  
14) Comprei duas cabeças de cebola.
15) Meu coração me diz que não estou sozinho.
16) Você já leu Paulo Coelho?
17) Você é claridade na minha escuridão.
18) Notei que sua amiga não é muito chegada à gentileza.
19) Sua irmã é um anjo.
20) Dia e noite para mim são a mesma coisa sem você.
21)Você já ouviu Legião Urbana?
22) Sua voz é suave como veludo.
23) Seus me dizem tudo que eu quero ouvir.
24) Ela chorou um mar de lágrimas.
25) Sou alérgica a gatos.
26) Sua casa é um paraíso.
2.  Reescreva a frase seguinte usando adequadamente o eufemismo: “Como aquele homem é burro”


2 comentários:

  1. Muito legal, nossa eu amo literatura adooro livros sobre romantismo, sobre gramaticas em geral.

    descubrasuavocacao28.blogspot.com

    ResponderExcluir