terça-feira, 8 de maio de 2012

PROJETO TOSCO I



Olá, queridos alunos!
Estamos iniciando o 2º bimestre e com ele mais um projeto, que tenho certeza será muito  bem-sucedido, graças à capacidade e ao empenho de todos vocês.
Segue aqui as orientações para a 2ª etapa desse trabalho, que deverá ser realizada após a 1ª etapa que foi leitura atenta e crítica do livro TOSCO.


 Roteiro para a elaboração de análise literária

1. Bibliografia e dados do livro:
a) Nome do livro; autor; editora; ano de publicação.
b) Dados biográficos do autor.

2. Análise do enredo:
a) Quais os temas abordados no livro lido?
b) Apresente a organização da narrativa – o início, meio e fim. Caso tenha outra ordem, explique a sequência utilizada pelo autor. Lembre-se é necessário destacar os capítulos para justificar as partes analisadas.
c) Quais são os principais conflitos da narrativa? Elabore sua resposta narrando os trechos de conflitos.

3. Análise do foco narrativo:
a) Quem conta a história? Justifique com pelo menos três trechos da narrativa.
b) O narrador conversa com o leitor? Aproveite para indicar este trecho.
c) Que tipo de narrador possui – narrador-personagem ou narrador-observador? Justifique

4. Análise do tempo:
a) Quando ocorre a história? Aponte trechos que justifiquem este tempo. Lembre-se não é necessário local, data e ano para nos situarmos no tempo.
b) O tempo é cronológico ou psicológico? Justifique com trechos.
c) Pensando na época em que a história se passa, é possível saber qual o contexto histórico retratado no livro? Justifique.
d) Há algum uso especial do tempo – como, por exemplo, flashbacks. Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro.

5. Análise do espaço:
a) Onde se passa a história? O autor descreve com detalhes este local? Justifique sua resposta com trechos da narrativa.
b) Há lugares privilegiados? Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro.
c) Como o lugar é descrito? Existe apoio de ilustração?

6. Análise das personagens:
a) Quais são as personagens principais da história? Aponte a descrição física utilizada pelo autor. Faça uma lista detalhada.
b) Há personagens secundários? O narrador os descreve? Como são?
c) Existe análise psicológica das personagens? Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro.

7. Análise da linguagem verbal:
a) O discurso é direto ou indireto? Retire pelo menos dois exemplos de cada discurso.
b) Há a presença de discurso indireto livre? Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro.
c) O livro possui mais narração ou descrição? Justifique.
d) O narrador emite opiniões polêmicas? Justifique.

8. Comentário final:
a) Qual a mensagem apreendida? Justifique.
b) Aproveite para pesquisar se existe algum personagem que tenha sido inspirado em outra narrativa e/ou filme. Lembre-se que você pode compará-los com personagens de outros gêneros literários. Sua resposta deve ser justificada com a fonte de pesquisa.
c) Você notou alguma semelhança com a realidade de nosso cotidiano? Caso a resposta seja positiva justifique com um trecho do livro.
d) Nesta questão peço que você pesquise com outras pessoas (de preferência que não sejam colegas de classe) a opinião sobre a leitura da obra. Aproveite para elaborar pelo menos quatro questões (interessantes) sobre o tema abordado e registre a resposta.

Neste momento você poderá registrar os traços de oralidade, próprios de uma entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário