domingo, 26 de fevereiro de 2012

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

 Conotação e denotação
Atividade 1
Escute e/ou leia a letra da música. Em seguida, faça a exploração do texto:
METEORO - LUAN SANTANA
Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração.
Você é raio de saudade,
Meteoro da paixão,
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar.
Ah! Como é bom poder te amar!
Depois que eu te conheci fui mais feliz.
Você é exatamente o que eu sempre quis.
Ela se encaixa perfeitamente em mim.
O nosso quebra-cabeça teve fim.
Se for sonho não me acorde;
Eu preciso flutuar,
Pois só quem sonha
Consegue alcançar.
Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração.
Você é raio de saudade,
Meteoro da paixão,
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar.
Ah! Como é bom poder te amar!
Depois que eu te conheci fui mais feliz.
Você é exatamente o que eu sempre quis.
Ela se encaixa perfeitamente em mim.
O nosso quebra-cabeça teve fim.

Se for sonho, não me acorde;
Eu preciso flutuar,
Pois só quem sonha
Consegue alcançar.
Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração.
Você é raio de saudade,
Meteoro da paixão,
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar.
Ah! Como é bom poder te amar!
Tão veloz quanto a luz
Pelo universo eu viajei.
Vem! Me guia, me conduz,
Que pra sempre te amarei.
Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração.
Você é raio de saudade,
Meteoro da paixão,
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar.
Ah! Como é bom poder te amar!
Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração.
Você é raio de saudade,
Meteoro da paixão,
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar.
Ah! Como é bom poder te amar!
Ah! Como é bom poder te amar!

a- O eu-lírico afirma que deu a alguém o sol, o mar. Isso é possível? O que ele quis dizer?
O que é ganhar o coração? Que outros verbos podem substituir o ganhar?
b- Que outras palavras aparecem no texto fora do sentido que podemos encontrar no dicionário?
Conclusão: Estas palavras que foram usadas fora do sentido atribuído pelo dicionário são chamadas de conotativas e as usadas conforme o dicionário são denotativas.
 Atividade 2
1-Expliquem a ambiguidade das propagandas abaixo: 
 Lembrete: Palavra ambígua é a que oferece mais de uma interpretação.
2-Há no texto abaixo alguma palavra ambígua.
Descuidar do lixo é sujeira.
3- O que se pode entender das frases:
Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves. (Milton Nascimento e Fernando Brant)
Não atire pérolas aos porcos. (provérbio popular)
Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. (provérbio popular)
4- "Quando alguém pergunta a um autor o que ele quis dizer, é porque um dos dois é burro". (Mário Quintana)
§  Na frase escrita por M. Quintana, que palavra foi usada em cada frase em sentido conotativo?
§  Explique o que se deve entender sobre o que disse Mário Quintana.
Professor, explique aos alunos que o sentido em que é empregada determinada palavra mantém relação com o sentido denotativo. Se não fosse assim, o leitor não teria um ponto de partida para compreender a ampliação do significado.
5-Sublinhem as palavras com sentido conotativo e depois expliquem a relação existente entre conotação e denotação no texto abaixo.
Mãe é fogo
13 de maio. O dia da mulher mais quente desse mundo. O dia daquela pessoa do brilho intenso nos olhos, do calor no corpo e do rosto claro e iluminado que com um simples toque de mãos incendeia as emoções mais fortes. (Propaganda da Fiat Lux).
6- a- Criem orações com sentido conotativo e denotativo com:
a palavra vida.
§  Para um médico.
§  Para uma pessoa apaixonada.
 a palavra morte:
§  para o coveiro
§  um policial um para um trabalhador em floricultura.
as palavras tristeza e alegria para você.

7- Leiam o texto ou ouçam ao vídeo e façam o que se pede:
Somos quem podemos ser - Humberto Gessinger

Um dia me disseram
Que as nuvens
Não eram de algodão
Um dia me disseram
Que os ventos
Às vezes erram a direção
E tudo ficou tão claro
Um intervalo na escuridão
Uma estrela de brilho raro
Um disparo para um coração...
A vida imita o vídeo
Garotos inventam
Um novo inglês
Vivendo num país sedento
Um momento de embriaguez...
Somos quem podemos ser...
Sonhos que podemos ter...
Um dia me disseram
Quem eram os donos
Da situação
Sem querer eles me deram
As chaves que abrem
Essa prisão
E tudo ficou tão claro

O que era raro, ficou comum
Como um dia depois do outro
Como um dia, um dia comum...
A vida imita o vídeo
Garotos inventam
Um novo inglês
Vivendo num país sedento
Um momento de embriaguez...
Somos quem podemos ser...
Sonhos que podemos ter...
Um dia me disseram
Que as nuvens
Não eram de algodão
Um dia me disseram que os ventos às vezes erram a direção
Quem ocupa o trono
Tem culpa
Quem oculta o crime
Também
Quem duvida da vida
Tem culpa
Quem evita a dúvida
Também tem...
Somos quem podemos ser...
Sonhos que podemos ter...


Expliquem o sentido que as expressões destacadas podem ter:
“as nuvens não eram de algodão” “deram as chaves que abrem essa prisão.”
Expliquem o que entenderam por: "Somos quem podemos ser/sonhos que podemos ter.”

Atividade 3
8- Para  sistematizar o que aprenderam, escrevam no lugar adequado e sobre o quadro as palavras conotação ou denotação.

Linguagem exata e precisa
Linguagem rica e expressiva
Palavra com significação restrita
Palavra com significação ampla
Palavra com sentido comum do dicionário
Palavra que extrapola o sentido comum do dicionário
Palavra utilizada de forma objetiva
Palavra utilizada de forma subjetiva





 9 – Atividade para avaliação da aprendizagem:
Acessem o site abaixo para fazerem uma tarefa em grupo. Os alunos poderão escolher o intérprete preferido, selecionar uma música e fazer a análise dela explicando o emprego da linguagem conotativa.

Procurem as músicas mais ricas nessa linguagem. Terminado o trabalho, enviar para o e-mail profandreapaula@gmail.com para avaliação.
Tire suas dúvidas
   Sugestão de aula retirada do site www.portaldoprofessor.mec.gov.br
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário