Escola Estadual Adventor Divino de Almeida
pROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
Andréa Paula Pereira
NOSSAS MEMÓRIAS
PUBLICO ALVO
A quem irá atender: alunos do 9º ano A da E.E. Adventor Divino de Almeida
Turno: Matutino
Total de alunos: 40
Disciplina: Língua Portuguesa
Período de Execução: 01 de setembro a 01 de novembro de 2009
- Delimitação da área: Língua Portuguesa com ênfase em gêneros textuais
-Delimitação de tema: Produção textual com ênfase em narrativas: biografias, relatos e memórias do 9º ano A (2009) da E.E. Adventor Divino de Almeida
APRESENTAÇÃO
A realização do presente trabalho surge da verificação do notável declínio do hábito da leitura na sociedade atual e suas consequências, como dificuldades de compreensão, interpretação e produção textual oral e escrita. Tendo em vista a estreita relação entre leitura e produção para o desenvolvimento lingüístico e conhecimento de diversos tipos e gêneros textuais dar-se-á ênfase à produção textual com o tipo narrativo apresentado em diferentes gêneros textuais com sugestões de leituras para fonte de referência de determinado gênero permitindo assim, não a imitação, mas a recriação do mesmo adequando-o à finalidade e situação social.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Além das considerações sobre tipologia e gêneros textuais presentes no TP3-Língua Portuguesa (Gestar II) a proposta deste estudo baseia-se também nos pressupostos teóricos de Bakhtin, assim citados nos PCNs de Língua Portuguesa:
“Todo texto se organiza dentro de um determinado gênero. Os vários gêneros existentes, por sua vez, constituem formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura, caracterizados por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Pode-se ainda afirmar que a noção de gêneros refere-se ‘a família’ de textos que compartilham algumas características comuns, embora heterogêneas, como visão geral da ação à qual o texto se articula, tipo de suporte comunicativo, extensão, grau de literariedade, por exemplo, existindo em número quase ilimitado”[1]
Levando em consideração o uso constante e natural de diversos gêneros textuais no cotidiano das pessoas e a habilidades com que se lida com os mesmos, pretende-se aqui o desenvolvimento e a aprimoração dessas habilidades lingüísticas relacionadas à produção e à transformação de determinados gêneros em seus aspectos sócio-comunicativos e funcionais.
OBJETIVO GERAL
Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, utilizando a língua de modo adequado ao contexto e situações do cotidiano escolar e social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer, reconhecer e respeitar a pluralidade cultural; demonstrar interesse pela leitura e produção de textos orais e escritos familiarizando-se com diferentes gêneros de texto; participar de situações de intercâmbio oral, respeitando e escutando a fala do outro; elaborar com coerência e clareza a transformação de determinado gênero textual em outro mantendo a unidade de sentido e mensagem do mesmo; distinguir os diversos gêneros textuais e compreender as diferentes intencionalidades de cada um; desenvolver o domínio da norma padrão; redijir diferentes tipos de textos utilizando os padrões da escrita em função do projeto textual e das condições de produção oferecidas.
METODOLOGIA
Apresentação de textos-exemplos e livros para melhor compreensão do que será estudado e recriado (biografias, poemas, entrevistas, relatos, letras de músicas).
Analisar e identificar as características do gênero no texto em estudo.
Elaborar questões para entrevista com membros da equipe pedagógica.
Entrevista com membros da equipe pedagógica.
Troca de ideias e experiências em uma roda de conversa.
Transformação dos textos orais (entrevistas) em textos biográficos, relatos e poemas.
Biografia dos alunos.
Montagem das biografias por ordem alfabética.
Finalização da atividade na sala de tecnologia educacional com ajuda da professora responsável.
RECURSOS
Livros, revistas, gravador, câmera digital e computador.
REGRAS PARA ESTUDO EM GRUPO
1. Sentar próximo ao seu grupo
2. Respeitar a vez de falar
3. Conversar em voz baixa
4. Permanecer em seu grupo
5. Separar o conteúdo para cada um dos componentes do grupo
6. Fazer o resumo do seu conteúdo
7. Complementar seu assunto com pesquisa na internet, livros, revistas...
8. Entrega das atividades na data prevista
9. Exposição e socialização das atividades realizadas
CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA A AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROJETO:
Domínio do conteúdo; voz audível; clareza de idéias; criatividade; postura; pontualidade; demonstrações (modo de exposição); leitura fluente; seriedade e companheirismo.
Professora Sandra Maria Fachini Cayres
Alunos do 9º ano A
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para que o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades propostas seja efetivo e contínuo ressalta-se a apresentação da sugestões didáticas como a exposição e o estudo de modelos que serão usados como fonte de referência; a relevância e o uso social de textos falados e escritos, formais e informais, e finalmente, as situações determinantes na escolha de um ou outro gênero na efetivação do discurso garantindo os objetivos de determinada situação de comunicação.
CONCLUSÃO
Elaboração e impressão do produto final – Antologia de relatos e memórias do 9º ano A de 2009.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COROA, Maria Luiza Monteiro Sales. Gêneros e tipos textuais – Gestar II. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2008.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A Coesão Textual.17.ed. São Paulo: Contexto,2002.
Projeto Araribá; Português/obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Áurea Regina Kanashiro.- 1ª ed. – São Paulo; Moderna, 2006.
[1] Ministério da Educação e do Desporto - Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília : MEC/SEF,1997,v.2, p.26.
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